O iProof20 - Concurso para Financiamento de Provas de Conceito foi desenvolvido, no âmbito do projeto U. Norte Inova, com o intuito de incentivar e auxiliar o desenvolvimento de tecnologias e conhecimento criado na Universidade do Minho.
Estimular a criação de valor e inovação junto da comunidade académica; facilitar a maturação de projetos inovadores; e apoiar a concretização de ideias com forte potencial de negócio, através da facilitação do acesso a financiamento adequado foram os objetivos principais.
A iniciativa destinou-se a investigadores responsáveis por projetos de investigação vinculados à Universidade do Minho, exclusivamente nas áreas Agroalimentar, Biotecnologia, Energia, Materiais, Nanotecnologia, Saúde, e Tecnologias de produção.
A avaliação das candidaturas ficou a cargo de um júri especificamente constituído para o iProof20, e foi realizada tendo em conta o grau de novidade, o impacto esperado e oportunidade de resolução de necessidades de mercado; e a adequação do plano de trabalhos, orçamento e qualificações da equipa.
A iniciativa mereceu uma significativa adesão da comunidade académica da Universidade do Minho, tendo sido recebidas 34 candidaturas de elevada qualidade. Destas foram selecionadas 10 candidaturas finalistas, sendo seis as premiadas.
- Dispositivo para deteção automática de parasitas da malária;
- Microcápsulas fotocatalíticas para libertação controlada de compostos por ativação solar;
- Multiplex PCR system for fungal diagnosis;
- Neuromodulador térmico com alimentação e comunicação sem fios;
- Sensor para quantificação de polifenois em vinhos;
- Validation of a Cancer Immunotherapy Strategy Applying Artificial Peptides Designed by HABIT.